ACICB - ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DA BEIRA BAIXA
Boletim
 
Boletim Informativo
Nº 129 | Ano 20
 
// Mensagem do Presidente

 Antes de mais, sejam bem-vindos à página da ACICB

O ato de relatar e de divulgar, dando conhecimento da existência de determinados factos em que se envolve, é um dos mais nobres na vida de qualquer instituição, ganhando importância acrescida quando influenciam interesses coletivos. E é também através desta página de internet que pretendemos divulgar as iniciativas da Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa – ACICB – e abrir mais uma porta na comunicação com os nossos associados.

As estruturas associativas empresariais, como é o caso da ACICB, têm cada vez mais um papel decisivo junto do tecido empresarial regional. Em particular no caso das pequenas e médias empresas que envolvem uma percentagem bastante significativa das atividades nos setores do comércio e da prestação de serviços.

Ao longo da sua história com mais de um século, a ACICB sempre procurou acompanhar de perto os seus associados, no âmbito da informação e execução de tarefas, conseguindo sempre adaptar-se a todas as transformações sociais e geográficas que têm vindo a acontecer. Actualmente no nosso País temos em curso a reorganização territorial que prevê a criação de novas comunidades intermunicipais, as quais podem constituir uma oportunidade para o nosso território se desenvolver e fortalecer. Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Idanha-a-Nova (área em que a ACICB intervém diretamente), Penamacor, Proença-a-Nova e Oleiros constituíram a nova Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

As afinidades entre aqueles concelhos levam-nos a acreditar que esta comunidade constituirá um excelente instrumento de desenvolvimento a vários níveis. Atividades como o comércio, a agroindústria e o turismo poderão beneficiar deste "chapéu" identificador da região há muito reivindicado por quem aqui trabalha e desenvolve as suas atividades empresariais. A marca identificativa de uma região é por si só uma medida positiva que a todos, a partir de agora, envolverá no seu fortalecimento. 

A ACICB estará sempre na linha da frente para participar e apoiar os seus associados em todo este processo, conscientes que assim estaremos a contribuir para o crescimento e desenvolvimento da região em que estamos inseridos. A Associação encontra-se dotada de meios técnicos, de recursos humanos e de meios tecnológicos, de modo a ir ao encontro da maximização da rentabilidade, sempre assente no objetivo de proporcionar o melhor aos seus associados. Estes têm à sua disposição serviços de apoio administrativo, jurídico, médico, consultoria económica e financeira e formação profissional, sendo esta última vertente uma das fortes apostas da ACICB com a criação de Formações Modulares Certificadas e cursos de Educação e Formação de Adultos. Não podemos, também, deixar de fazer referência à ETEPA, Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense. Esta escola é um dos frutos mais visíveis da iniciativa local e da excelente ligação ao tecido sócio-económico da região. 

Eu acredito, a ACICB acredita, que unindo esforços com todos os seus associados e todos os seus colaboradores, e simultaneamente podendo contar com o apoio e o trabalho conjunto com as instituições e entidades dos nossos concelhos, se conseguirá dar um novo rumo ao comércio de proximidade, melhorando o desenvolvimento económico e a criação de emprego e consequentemente elevando os níveis de riqueza local junto das nossas populações. Acreditamos também que existem pessoas capazes de unir vontades e esforços para não sucumbir às tentações do facilitismo, do “deixa andar” e, que, diariamente, lutam com todos os seus esforços por uma vida melhor. Da nossa parte, a ACICB tudo fará para estar à altura dos desafios que se lhe coloquem.