ACICB - ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DA BEIRA BAIXA
// Calendário Fiscal
Abril 2017
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10 » IRS
» Segurança Social
» IVA
11
12
13
14
15 » ACT/GEE
16
17
18
19
20 » IRS/IS
» Segurança Social
» FCT/FGCT
» IVA
» IMI
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30 » IUC
 
 
 
 
 
 
Boletim
 
Boletim Informativo
Nº 128 | Ano 20
// Notícias



// Newsletter
   
 
// Órgãos de Ligação

A ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa apresenta um relacionamento sustentável com a Administração Central e Local, assim como com organismos e outras entidades potenciais geradoras do desenvolvimento da região.

Deste relacionamento têm surgido, como corolário lógico, protocolos que permitem a todos quantos participam na atividade económica da região, obter os melhores dividendos. 

A ACICB tem ainda uma ligação estreita com vários organismos, o que permite uma intervenção mais direta e participativa na defesa dos interesses dos seus associados. Assim, temos:

O Conselho Empresarial do Centro é o órgão que reúne as Associações Empresariais dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu. Esta Estrutura Associativa Empresarial sem fins lucrativos e de duração ilimitada, tem como finalidade o desenvolvimento homogéneo, estudo, defesa e promoção dos interesses sócio económicos dos seis distritos referenciados. Trata-se pois de um Núcleo que agrupa as várias estruturas associativas empresariais da Região Centro, procurando atingir os seus objetivos através da unidade e cooperação entre as referidas estruturas. Procura através da sua ação, promover a afirmação e salvaguarda dos valores empresariais, culturais e locais dos distritos do centro, seus associados.

Por outro lado cabe-lhe ainda intervir face à Administração Pública e quaisquer Entidades Nacionais e Internacionais, relativamente a questões de interesse comum às atividades empresariais da região.

Outra das suas vertentes, prende-se com a procura de soluções e dinamização de atividades, tendo em consideração a resolução dos problemas relacionados com o desenvolvimento e progresso económico e social dos distritos que agrupa.

Atualmente a ACICB integra a Direção do Conselho Empresarial do Centro.

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal é uma Estrutura Associativa de Direito privado, sem fins lucrativos, que agrupa várias estruturas associativas de Comércio e Serviços, particularmente aquelas que se encontram relacionadas com o comércio em geral.

Neste âmbito, compete à CCP, assegurar a representação, defesa e promoção dos interesses comuns dos seus associados, bem como contribuir para um harmónico desenvolvimento do comércio e da economia nacional, promovendo um espírito de solidariedade e apoio recíproco entre os seus associados.

Tratando-se de uma Estrutura cujo âmbito de intervenção se estende a todo o território nacional, representando as várias Associações do Sector, cabe à CCP representar o comércio nacional, junto das entidades nacionais e estrangeiras e ainda junto da opinião pública.

Compete-lhe ainda fomentar o associativismo empresarial no âmbito do comércio em geral e dos serviços.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), organismo desconcentrado da Presidência do Conselho de Ministros, com tutela conjunta com o Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e Energia, dotado de autonomia financeira e administrativa, tem por missão executar as políticas de ambiente, de ordenamento do território e cidades e de desenvolvimento regional ao nível da NUT II Centro, promover a atuação coordenada dos serviços desconcentrados de âmbito regional e apoiar tecnicamente as autarquias locais e as suas associações.

Cabe, assim, à CCDRC assegurar a prestação eficiente dos serviços no seu âmbito de atuação, colocando-os na linha da racionalização e modernização dos serviços públicos e atuando com a necessária competência técnica para se tornar um instrumento eficaz da ação governativa. Por outro lado, cabe-lhe estimular e promover os agentes e as atividades regionais, contribuindo para a prossecução dos grandes desígnios da coesão do espaço regional e nacional e para o reforço da competitividade em torno da valorização dos recursos regionais e da promoção da inovação.

A ACICB tem uma ligação muito estreita em tudo o que se relaciona com o comércio em geral, apresentando também uma ligação com a DGAE, que tem por missão a promoção e o desenvolvimento de um ambiente institucional mais favorável à competitividade, à inovação empresarial e ao desenvolvimento regional, através do apoio à conceção, execução, divulgação e avaliação de políticas dirigidas às atividades industriais, do comércio, do turismo e dos serviços, assegurando a coordenação das relações internacionais no âmbito de atuação do Ministério da Economia (ME).