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Medida Comércio Investe – Projeto Conjunto

Medida Comércio Investe - Projeto Conjunto

 

Identificação e Enquadramento do projeto:

Concurso (Aviso): Aviso 01/2015 - 2ª fase
Nº da Candidatura: 108737 de 2015-04-13
Promotor: ACICB - Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa | NIF: 501064508
Medida: Comércio Investe
Entidades Supervisoras: IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. e Direção Geral das Atividades Económicas

Montantes Envolvidos:

  • Investimento Total: 482.492,75€
  • Investimento da Associação: 136.398,44€
  • Investimento das Empresas Aderentes: 346.094,31€

Despesa Elegível Total: 451.268,60€

  • Despesa Elegível da Associação: 136.398,44€
  • Despesa Elegível das Empresas Aderentes: 314.870,16€

Incentivo Não Reembolsável Total: 237.170,46€

  • Incentivo Não Reembolsável da Associação: 95.478,90€
  • Incentivo Não Reembolsável das Empresas Aderentes: 141.691,56€

Valor do Prémio 10% do Incentivo para as empresas: 14.169,16€

Valor do Prémio 15% do Incentivo para a Associação: 14.321,84€

Início do Projeto 2015-08-01 | Fim do projeto 2016-09-30

Descrição do Projeto

Com o presente projeto de Comércio Investe têm-se por intenção a modernização e promoção das atividades comerciais localizadas no centro da cidade, designadamente:

  • Aumentar a atratividade dos estabelecimentos comerciais da área de intervenção do projeto;
  • Promover e valorizar o espaço envolvente de forma a torna-lo mais atrativo e apelativo para o potencial cliente;
  • Incentivar, junto dos empresários do comércio de proximidade, o incremento da oferta de produtos integrados e complementares que possibilitem ao consumidor, numa mesma área comercial, colmatar a maioria das suas necessidades;
  • Contribuir para a projeção da cidade no exterior, promovendo as suas excelentes condições naturais, e por essa via potenciar a oferta de produtos regionais de qualidade, associados a uma imagem própria e apelativa da área de intervenção delimitada, a ser criada durante o projeto;
  • Propor a devolução de espaços nobres da cidade aos seus cidadãos e visitantes com contextos funcionais que revitalizem o respetivo tecido urbano e as atividades nele inseridas;
  • Incentivar os comerciantes na aposta em produtos integrados e de segmentos específicos associados ao comércio de qualidade e desta forma conseguir-se uma diferenciação em relação a outros espaços comerciais que possuam outros fatores competitivos.

Objetivos:

  • Aumentar a atratividade dos seus estabelecimentos através de investimentos a realizar no seu interior, nomeadamente em termos de decoração e layout;
  • Contribuir para a atratividade exterior da área de intervenção através de fachadas cuidadas, atrativas e de uma imagem forte;
  • Apostar na qualidade dos produtos/serviços comercializados, aliado à competitividade de preços;
  • Apostar na avaliação da satisfação dos clientes de forma a implementar ações corretivas que possibilitem uma melhoria continua nos serviços prestados e desta forma aumentar-se o numero de clientes;
  • Aposta em novas técnicas de publicidade e marketing, incluindo o recurso às novas tecnologias que chegam a casa dos potenciais clientes;
  • Aposta num serviço personalizado e cuidado que fidelize o cliente;
  • Aumento da diversidade de produtos oferecidos, principalmente em termos de produtos complementares.

Em relação à iniciativas a implementar pela ACICB pretende-se:

  • Implementar nos empresários o conceito de unidade, relativamente ao conjunto de estabelecimentos de comércio de proximidade, situados dentro da mesma área comercial, através da criação de uma imagem única e forte;
  • Promoção e divulgação da imagem única comercial de forma a associa-la a uma imagem de qualidade;
  • Apresentação, divulgação e promoção da mudança de mentalidade e respetiva atualização/melhoria dos estabelecimentos face ás necessidades atuais dos consumidores;
  • Criação de meios para atrair e fidelizar à área de intervenção os potenciais consumidores;
  • Promover a criação de ferramentas que possibilitem dinamismo e relacionamento entre consumidores e estabelecimentos comerciais;
  • Incentivar os estabelecimentos comerciais não aderentes ao projeto a implementarem medidas idênticas de forma a tornarem a área de intervenção ainda mais atrativa para o potencial consumidor.

Metodologia

Projeto Conjunto

Área Temática do Projeto:

Sistema de Incentivos à Modernização do Comércio

Financiamento:

  • 70% das despesas elegíveis da Associação
  • 45% das despesas elegíveis das Empesas Aderentes