Nome do estabelecimento: Farmácia Leal Mendes
Sede: Rua de São Sebastião, n.º1
Data de início da actividade: c. 1976
Proprietários:
Ramo comercial: indústria farmacêutica — venda e manipulação de fármacos
Participação em certames: não
Farmácia Leal Mendes
ARQUIVO FOTOGRÁFICO
Observações:
A família Vaz Oliveira — que pelo menos desde a viragem do século XIX para o século XX tinha a sua farmácia — manteve o negócio farmacêutico em sua posse até ao ano de 1976. Desfez-se da farmácia em 1976, vendendo-a a Fernando Couchinho de Sousa. Ainda manteve o antigo nome mais algum tempo, tendo então passado a designar-se Farmácia Leal Mendes, em virtude da a directora técnica ter esse apelido. Em 1979 fez escritura de trespasse e mudou a titular do alvará em Dezembro do mesmo ano. Com efeito, a farmácia Leal Mendes carrega sobre si uma longa e honrosa tradição, que se chama Farmácia Vaz Oliveira. Para fazermos uma pálida imagem desse legado, basta lembrar aqui alguns traços biográficos do seu fundador, o farmacêutico José Vaz de Oliveira: depois de prolongados dias de padecimento, faleceu nesta cidade, na segunda feira desta semana, o conceituado e simpático farmacêutico José Vaz de Oliveira, com cuja amisade nos honravamos.
Natural da Louza, veio para esta cidade muito novo como praticante de farmácia e desde logo começou a adquirir as simpatias de quantos o conheciam, pela sua correcção, pela sua honestidade, pelo seu amor ao trabalho.
Aprendemos a conhecê-lo e a estima-lo desde os seus primeiros tempos de praticante de farmácia, porque vivemos com êle de perto, pois foi nosso discipulo nas disciplinas que constituíam os preparatórios para o curso de farmacêutico, e nunca, pela vida fora, tivemos que modificar o juizo que a respeito do seu carácter primorôso fizeramos.
Escrupolosissimo cumpridor dos seus deveres profissionais, punha o mesmo escrúpulo no cumprimento de todos os outros deveres. Bom filho, bom irmão, chefe de familia exemplar, foi tambem para aquêles de quem se dizia amigo de uma dedicação sem limites e um homem de convicções e crenças firmes, com a coragem de ser sempre em público o que era em particular. Um belo carácter e um coração de oiro.
Por isso mesmo a sua morte foi muito sentida por quantos o conheciam e o seu funeral foi uma manifestação de pesar e simpatia.
Deus recolha em seu Seio a sua Formosa alma e dê a sua esposa e filhas a resignação de que precisam para suportar o duro golpe que as feriu.
A toda a sua familia a expressão sincera do nosso vivo pesar.
A farmácia tem à sua guarda um significativo acervo de instrumentos e bibliografia farmacêutica de inestimável valor.
20 - 20
<
>